sinal-patrimonio-mundial-porto-por-vera-dantas-copy

O centro histórico do Porto comemora hoje 20 anos de classificação como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Na verdade, o Porto já é da humanidade há muitos séculos. Recuo até ao século XV para evocar os dias em que, em Miragaia, os construtores navais, na senda do portuense Infante D. Henrique, transformaram árvores em barcas que haviam de navegar em águas tumultuosas e trazer saberes e sabores de terras desconhecidas ao mundo conhecido. Foi no Porto que se iniciou a expansão marítima portuguesa e, bem perto, em Vila do Conde, trabalhavam também carpinteiros e calafates, artífices de naus e caravelas. Foram os primeiro passos da globalização, de um mundo interligado e que se quer cada vez mais tolerante. E o património do centro histórico do Porto conta essa história em muitas páginas.

Ponte Luis I e Vista do Porto

Passados mais de 500 anos, o Porto é um pólo agregador e difusor de criatividade e talento, seja na arte, na ciência ou no empreendedorismo. O centro histórico é um pólo magnético para novas ideias e inspira a criatividade de quem não desiste de ser português e tem orgulho de ser do Porto. A cidade está bonita, cheia de vida e, cada vez mais, mostra-se vaidosa a quem a visita, e com razão.

Hoje, dia 5 de Dezembro, e nas próximas semanas, para comemorar os 20 anos de classificação como Património Mundial da Humanidade, a Câmara do Porto lança uma série de iniciativas luminosas para aquecer a cidade e deslumbrar os olhares de todos os que a amam. Eu, que sou das mais empenhadas defensoras do nosso património histórico, dou os parabéns pela iniciativa e deixo aqui as sugestões dos eventos obrigatórios no fio do tempo que agora de desdobra:

Dia 5 de Dezembro de 2016

17:00

Performance aérea de dança acrobática a partir de um trapézio suspenso no tabuleiro superior da Ponte Luiz I (que celebra este ano o seu 130º aniversário).

17:30

Inauguração de LUiZ, instalação de luz inspirada no traçado arquitectónico da ponte Luiz I, personificando o elo de ligação entre a cidade, o rio e os seus habitantes. Diariamente a partir das 17:30

17:30

ALUMIA, Inauguração de seis instalações de luz idealizadas por seis artistas e colectivos da cidade, entre o Jardim da Cordoaria, Largo da Perdição, Clérigos, Largo dos Lóios, Estação de São Bento e Bairro da Sé.

Só hoje: visitas guiadas de hora em hora entre as 17:30 e as 21:30. A ALUMIA mantém-se até 8 de Janeiro de 2017.

18:30

Apresentação do livro “Porto Património Mundial 20 anos | 20 imagens”, na Biblioteca do Seminário Maior, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Mais informações aqui