Entradas do Restaurante Mundo de Sabores

Bem no centro de Miragaia, no andar de cima do World of Discoveries (WoD), há um restaurante que serve todos os dias os sabores trazidos pelas nossas caravelas quinhentistas nas suas viagens pelo globo. Bem a propósito, chama-se “Mundo de sabores” e oferece uma variedade de pratos que faz jus ao nome.

Ao entrar na sala, a primeira coisa que chama a atenção é uma escultura de um boi em tons de bronze, que domina o espaço com elementos decorativos que evocam os descobrimentos portugueses, com destaque para os muitos mapas que povoam as paredes e enfeitam os próprios individuais sobre as mesas de madeira. Nas paredes, a tinta ocre cria um ambiente aconchegante potenciado pela música ambiente que traz sons de África, do Brasil, da Ásia e, claro, de Portugal. Eu tive o privilégio de ser muito bem recebida pela arquitecta Anabela Rodrigues, que além de responsável pela conservação preventiva do Museu e Parque Temático do World of Discoveries (podem ler o meu artigo aqui), faz ainda a gestão e programação do Mundo de Sabores. Isto porque neste restaurante acontecem eventos gastronómicos a que convém estar atento. Anabela tem a constante preocupação de exaltar a nossa História através de menus especiais temáticos e contou-me que já fizeram uma ementa em que todos os pratos continham chocolate – mesmo um de bacalhau, imagine-se! Por isso convém estar atento à programação no site do WoD.

De segunda a sexta o menu funciona em regime de buffet, mas não deixa de ter notas de requinte. Apercebemo-nos disso assim que entramos na zona de self service e pegamos num dos belíssimos pratos da Vista Alegre alusivos aos Descobrimentos. Depois, há que escolher: saladas variadas, com legumes cozidos ou frescos, queijo de cabra, cogumelos e até tofu. A indecisão pode aumentar no momento de degustar o parto principal, já que há desde Tripas à Moda do Porto, passando por Bobó de Camarão e Moamba de Galinha, até Polvo com Batata Doce. Gastronomia indiana, brasileira, chinesa e africana à disposição com menus diferentes todos os dias. Nas sobremesas, aconselho a criação da casa com cacau, natas, chocolate e frutos vermelhos. Excelente para quem gosta de sabores fortes, segundo me aconselhou a Anabela. E eu confirmo.

O serviço conta com uma equipa simpática, vestida com trajes alusivos à época dos Descobrimentos. Em dias de sol, aconselho a aproveitarem as agradáveis esplanadas. Na traseira, de maiores dimensões, vislumbra-se, por cima do telhado, um mocho cuja cabeça se move ao sabor do vento e, atrás dele, o Jardim das Virtudes.

Boa maneira de viajar pelos sabores dos quatro cantos do mundo, sem deixar o Porto.

 

Mundo de Sabores

Rua de Miragaia, 106 (em frente à Alfândega), 4050-387 Porto

Tel.: 220 439 770

Menu Buffett 9,85€ (exclui bebida, sobremesa e café)

Menu Kids: 6,85 € (inclui uma bebida)