Conteúdo deste artigo:

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa celebra-se este ano em Viseu. As comemorações da 4ª edição do dia que celebra a nossa gastronomia acontecem já no próximo fim de semana de 8 e 9 de Junho no Solar do Vinho do Dão e vão mover restaurantes e até museus de todo o país. A ideia partiu de uma entidade que vive a nossa gastronomia como uma causa: a Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas. É ela, presidida por Olga Cavaleiro, que tem vindo a mobilizar pessoas e meios para que os nossos pratos, doces, produtos e vinhos sejam cada vez mais valorizados e degustados.
Serão os protagonistas da nossa gastronomia, entre produtores e chefs, que diariamente contribuem para que ela se mantenha genuína e com qualidade excepcional, que irão abrir o programa desta celebração, com o “Troféu Portugal” – estarão juntos num palco com o desafio de confeccionar um menu completo que inclui cozinha regional e cozinha contemporânea, perante um júri e frente ao público, entre as 11:00 e as 16:30.
Os jovens talentos estarão também em competição e haverá demonstrações de cozinha e pastelaria e até uma exposição “que se come e que se bebe”. Fora dos palcos, os restaurantes celebram a gastronomia portuguesa com uma Rota – em Viseu, no país e no mundo – com um menu especial entre 3 e 9 de Junho.
Até um dos meus museus favoritos, o Museu Calouste Gulbenkian, um dos meus favoritos de sempre, vai juntar-se a esta festa com uma exposição especial em que se mostram artefactos da gastronomia, entre muitos outros museus no país.
As celebrações terminarão com um grande brinde à gastronomia com Vinho do Dão, aberto aos visitantes, no solar que herdou o nome do vinho desta região riquíssima em gastronomia e vinhos. Para participarem basta consultarem o programa completo em https://www.diadagastronomia.pt/programa. À vossa!
Foto: Organização – Dia Nacional da Gastronomia
#veradantas #portoenvolto #dianacionaldagastronomia @dianacionaldagastronomia