Nestes primeiros dias de Inverno, em que a cidade arrefece lentamente à espera de um novo ano, visitei um lugar onde alguns dos melhores vinhos do Douro e do Porto têm morada segura, em harmonia com os sabores dos petiscos portugueses tradicionais.

No moderno Espaço Porto Cruz, na ribeira de Gaia, abre-se sobre o rio o DeCastro Gaia. Com uma vista deslumbrante para o Porto, este restaurante tem a assinatura de um dos mais conceituados e inovadores chefs portugueses, Miguel Castro Silva, que tive o gosto de conhecer. Com uma já longa carreira, o chef portuense inaugurou há dois anos o DeCastro Gaia num registo de comida de petiscos, de que se orgulha de ter sido um dos pioneiros em Portugal, no BB Gourmet Bull & Bear. Actualmente à frente de outros projectos em Lisboa, o seu legado está agora nas mãos do chef residente José Guedes, o jovem cozinheiro que nos serviu.

O DeCastro Gaia aposta na degustação e harmonização do vinho com os melhores petiscos portugueses. A carta de vinhos aposta nas marcas Cruz e Dalva e serve em exclusividade os vinhos do lote Miguel Castro Silva. A paixão do chef pela enologia fez com que criasse vinhos únicos com uvas da Quinta de Ventozelo, como o vinho Prefacies, nas vairedades branco Douro DOC ou tinto duriense. São vinhos sublimes de autor que não se encontram senão nos restaurantes de Castro Silva e que só por si fazem valer a pena uma visita.

Mas falta o Vinho do Porto… Na Porto Cruz, as provas do vinho licoroso são orientadas por um escanção. Foi João Sebastião quem acompanhou a nossa. Saboreámos uma prova de três vinhos e três queijos: Um LBV 2001, um Tawny 10 anos e um Rosé, harmonizados respectivamente com um queijo de ovelha amanteigado da Serra da Estrela, um queijo cabra curado e um queijo cabra com poejos, que resulta numa festa para os sentidos.

E, claro, o menu! A base da cozinha do DeCastro Gaia é portuguesa e vai buscar às origens as melhores matérias primas, como o Porco Bísaro ou a Vitela Maronesa. No nosso almoço, provámos de entrada Legumes Salteados com Queijo Cabra e Ovos Mexidos com Enchidos, além de um tenríssimo Polvo à Galega e das estaladiças Trouxas de Alheira com Espinafres. Mas há delícias como Arroz de Enchidos com Cogumelos e Fígado de Pato Salteado ou Bacalhau com Cebola e Porto Ruby. E imensas opções “para picar”, como Xerém de Amêijoa ou Stilton com Pêra em Vinho do Porto.

Nas sobremesas o Toucinho do Céu é acompanhado por um delicioso gelado de framboesa. E, em tempo de frio, a Sericaia com Ameixa d´Elvas e o Gratinado de Maçã com Creme Inglês são tentações a que custa resistir.

O DeCastro Gaia é um espaço de experiências. Ao lado da sala, uma varanda ampla convida a relaxar, sobretudo ao final da tarde, com um Vinho do Porto por companhia. Um lugar de topo para sentir o espírito do Porto.

Fotografia: Nuno Pina Cabral


Restaurante DeCastro Gaia

Largo Miguel Bombarda, 23 | 4430-999 Vila Nova de Gaia

Tel.: +351 910 553 559

E-mail: decastrogaia@myportocruz.com

Horário:

Ter a Qui: 12:30-15:00, 19:30-23:00 H

Sex: 12:30-15:00, 19:30-23:30 H

Dom: 12:30-15:00 H Encerra às Segundas


#VeraDantas #PortoEnvolto #DeCastroGaia #VinhodoPorto #GranCruz #PortoCruz #MiguelCastroSilva #Gaia #Douro #Lifestyle