Fotos © Minimal Concept

Vera Dantas no Bar do Flow Fotos Minimal Concept

Texto: Vera Dantas

Fotos: © Minimal Concept

Na baixa do Porto há um restaurante que tem atraído cada vez mais gente por várias razões: um espaço agradável num edifício histórico com um menu eclético e requintado.

O Flow tem várias histórias para contar. O grande edifício centenário de traça neo-árabe que o alberga foi outrora sede da fábrica de chocolates Regina, antes de pertencer à prestigiada Fábrica de Cerâmica das Devesas. Bons pronúncios, portanto. Além disso, é propriedade do gestor e brand manager Ricardo Graça Moura e do experiente chef do restaurante D’Oliva, Paulo Freire.

À chegada somos imersos por uma sensação de espaço e pelas cores quentes dos colossais candeeiros de vime que combinam com a rusticidade das paredes de tijoleira e pedra, numa decoração com a visão do próprio Paulo Freire. O hall é marcado por uma delicada divisória rendilhada em cerâmica que dá acesso à sala de refeições. Ao lado, fica o bar, num espaço distinto e com acesso a um esplendoroso terraço. “Tenho até medo do que vai ser este terraço no Verão”, brinca Ricardo Graça Moura, pois não existe nenhum espaço semelhante, com acesso ao bar, mesas e cadeiras a céu aberto, na baixa do Porto.

Quanto ao menu, o Flow aposta na cozinha mediterrânea.  Ao almoço há menus com uma apelativa variedade de pratos (salada, carne, peixe), como tagliolini nero com ameijoas, malaguetas e coentros ou salmão em papillotte com cogumelos, alho francês e gambas… Ao jantar, o serviço é à la carte e oferece maravilhas como salada de pato fumado (com pistácio, alperce e vinagrete de chilli), papardelle com ragout de vitela, camarão tigre no forno ou ossobuco, cozinhado a baixa temperatura. A carta de vinhos é exclusivamente portuguesa, com uma selecção muito completa dos melhores vinhos do Douro, Dão e Alentejo.

Nas sobremesas, a mestria do pasteleiro Bruno Leão transforma os melhores ingredientes doces em delícias irresistíveis ao palato e ao olhar. Bolo de chocolate em três camadas (brownie, nougat e mousse) com gelado de tangerina, a mousse de chocolate branco com limão e framboesas ou o original pudim de brioche, gelado de vinho málaga e sultanas são apenas algumas das tentações a que se deve ceder.

 
Restaurante Flow
Rua da Conceição, 63, 4050-215 Porto
Tel.: 222 054 016
Reservas: reservations@flowrestaurant.pt
 
Menus almoço – 12 a 14 euros
Horário de Funcionamento:
2.ª 20-24 H
3.ª – Sáb: 13-15 H e 20-24 H.
Encerra aos Domingos e Segundas-feiras ao almoço
 
Mais informações aqui