Casa Garrett Entradas

Fica em frente à casa onde nasceu Almeida Garrett, fez seu o nome deste grande escritor e propõe-se levar quem a visite a viajar pela nossa terra através de um roteiro gastronómico de Portugal imspirado na obra do escritor. A Casa Garrett faz tudo isto num ambiente de charme genuinamente português, indo buscar ingredientes à tradição e inovações à contemporaneidade. Afirma-se orgulhosamente como gastrobar cultural, organizando eventos e criando bons momentos. Se Garrett ainda vivesse no bairro, teria gostado de jantar nesta Casa.

A Casa Garrett nasceu 215 anos depois do autor e político cuja memória perdura no Porto. Três meses após a abertura, este gastrobar é ainda recém-nascido e o seu conceito foi desenhado para a camada mais jovem, talvez por modéstia. É que a qualidade no tempo e no modo que aqui se vive é procurada por todas as gerações, muitas vezes em conjunto – filhos, pais e avós. É um ambiente descontraído, marcado desde a chegada pelo bom acolhimento da família Magalhães, um trio imbatível de mãe, Lúcia, pai, Luís e filho, Luís Filipe, proprietários e gestores deste espaço e também da prestigiada Casa Virtude.

Nesta Casa a gestão cabe ao jovem engenheiro Luís Filipe, de olhar franco e atitude decidida, cujo frequente sorriso se alia à boa disposição contagiante do chef executivo Alex Pereira. Alex diz de si próprio ter dois heterónimos: designer, procedente das Belas Artes e com uma carreira cheia na comunicação nacional, e chef. Apaixonado por ambos, mas feliz neste último, a que se dedica há sete anos, com passagem por alguns dos melhores restaurantes da Galiza e pela Cátedra do famoso chef Ferran Adrià, sempre com a mãe como inspiração maior. A cozinha de Alex Pereira faz uma viagem pela portugalidade, construindo pontes entre o norte e o sul do país. Ele próprio de Lisboa, tem como ajudantes na cozinha dois jovens durienses, a quem quer transmitir a sua paixão gastronómica.

E finalmente o menu: estrofes, sonetos, poemas e obras-primas são os pratos da Casa, não estivéssemos num gastrobar cultural… Entre as estrofes encontramos paté de tremoço e ovo de codorniz, nos sonetos uma viagem à terra dos enchidos, com frutos secos e ervas aromáticas a acompanhar o sublime presunto de Bísaro, para além de queijos bem portugueses e molhos como a maionese de mostarda e mel. Os pratos principais oferecem poemas como torricados de alheira de caça com maçã reineta e grelos ou morcela com ananás salteado e redução de madeira e obras-primas como a alentejana cabeça de xara. Entre as sobremesas há um leite creme aromatizado com anis estrelado, gelado de ovos moles e uma interpretação refrescante das fatias de Resende, servidas com frutos vermelhos. E todos os dias há novos super-poemas, cambiantes e surpeendentes. Tudo, asseguro-vos, insuperável!

A carta de vinhos é naturalmente portuguesa e o chef está lá para aconselhar as melhores maridagens entre vinhos e pratos. Vai ser é difícil resistir a provar um dos vinhos da família de Almeida Garrett, produtora de uma extensa gama de brancos, tintos, reserva e até espumante. Não é por acaso que digo que o autor teria apreciado esta Casa. Na verdade, alguns dos seus descendentes já a visitaram e ficaram tão agradados que estará para breve a exposição neste espaço gastrocultural de artigos do espólio do autor. A Casa Garrett já tem, como as Viagens na Minha Terra, “a crónica do passado” e “a história do presente”. Resta desvendar o seu “programa do futuro”, que se adivinha auspicioso.

Casa Garrett

R. Dr. Barbosa de Castro, 56, 4050-090 Porto

Tel.: 917 360 616 / 222 010 193

Reservas: garrettgastrobar@gmail.com

Horário de Funcionamento:

12:00-15:00 e 19:00-23:45

Encerra aos Domingos e 2.ª ao almoço