Vera Dantas, Porto Envolto

Nasci em Viana do Castelo num solarengo dia 1 de Maio. Cresci numa família artística, com muita música, ouvida em tantos discos e concertos e aprendida ao piano. Ainda na infância vivi em Trier, na Alemanha, onde aprendi a língua e os costumes de outra identidade, numa viagem que acendeu o meu deslumbramento por novas ideias, lugares e pessoas, que me tem acompanhado toda a vida.

Com um gosto pela escrita que me levou dos concursos literários ao desejo de ser jornalista, foi óbvia a escolha do curso de Comunicação Social/Jornalismo (na Universidade do Minho em Braga, com passagem em 1998 pela Universitat Autònoma de Barcelona, para estudar Jornalismo Cultural, de Investigação e Fotojornalismo). Entre livros e jornais, tirei com gosto tempo para colaborar com o programa de rádio Só Jazz, de que fui co-realizadora e pivot.

Fiz o estágio profissional em Lisboa, no jornal que há muito me acompanhava, o Público, onde tive o privilégio de ser recebida por Adelino Gomes e escrevi para as secções de Cultura e Última Hora. Seguiu-se o Diário Económico, onde integrei a equipa do Internacional, durante vários anos.

A vontade de saber mais sobre o mundo conduziu-me ao Mestrado em Relações Internacionais/Estudos Europeus, no ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa. A minha tese de Mestrado foi convertida em livro – “A Dimensão Cultural do Projecto Europeu – da Europa das Culturas aos Pilares de uma Política Cultural Europeia” – com edição do Ministério dos Negócios Estrangeiros e prefácio do escritor Vasco Graça Moura.

Estar por dentro dos assuntos culturais europeus abriu-me novas portas e acabei por ser correspondente para Portugal e Espanha da primeira plataforma de informação sobre as indústrias culturais e criativas, o Culture Creative News Portal, sediado em Berlim. Seguiram-se colaborações como autora com a Cultdigest, no Porto e como formadora de agentes culturais com a Mapa das Ideias, em Lisboa.

Pelo caminho escrevi ainda para a Viagens/Volta ao Mundo, ajudei a lançar a Impactus/Sustentabilidade Empresarial e fui co-autora de um livro branco sobre empreendedorismo em Portugal.

Hoje vivo no Porto, onde regressei por escolha e com força de vontade.

Da minha janela contemplo a Invicta que me chama para um novo desafio: partilhar com os meus leitores o pulsar desta cidade e do Norte que a envolve. Fazê-lo com palavras e imagens sentidas. E continuar assim a descobrir e a revelar lugares, sensações, ideias e pessoas que se mesclam numa identidade orgulhosamente única, que por vezes é desconhecida no nosso próprio país e urge dar a conhecer.

Este Porto Envolto é feito de paixão no tempo e no modo. Começa no Porto, envolve-se no Norte e desenrola-se pela Europa fora até onde as suas asas me levarem, enaltecendo sempre o ser Portugal.