No passeio do Largo dos Lóios, no coração da baixa portuense, deparei-me com um cartaz convidativo: “Porto Guitarra, instrumentos tradicionais portugueses, 1º andar”, com uma seta a apontar para uma escadaria. Tinha que satisfazer a minha curiosidade e subir aqueles degraus.

Chegada ao tal 1º andar, entrei numa sala recheada a 360º com guitarras portuguesas e clássicas, violas, bandolins, braguinhas e cavaquinhos, em tons ora suaves, ora quentes e, ao fundo no balcão, o maestro desta orquestra, Agostinho Rodrigues. Antigo estudante de guitarra clássica no Conservatório de Música de Gaia, Agostinho considera-se no entanto um multi-instrumentista, com especial pendor para o bandolim. Eu diria que é também um empreendedor-promotor dos cordofones portugueses.

A Porto Guitarra abriu portas em Janeiro de 2013, na Praça das Cardosas, mesmo ao lado da actual morada, e desde então expõe as obras de Agostinho à cidade. É que este músico é também luthier – constrói sobretudo bandolins e orgulha-se de fazer personalização de cordofones de raiz, incutindo-lhes facetas originais tanto estéticas como sonoras. Uma das suas ideias foi coroar uma guitarra portuguesa de madeira olho de perdiz com uma rosácea que nos espreita com os olhos desta ave. Colabora ainda com designers e é com orgulho que nos mostra a sua rosácea “Modelo Eiffell”, em homenagem ao engenheiro parisiense e da autoria do designer tripeiro Jorge Almeida. Implantada numa guitarra portuguesa, tem um efeito no mínimo único e apetecível.

Na Porto Guitarra podem-se aprender a história e os sons dos instrumentos de corda tradicionais portugueses. O cavaquinho, por exemplo, para além de ser genuinamente português (minhoto), é o pai dos cavaquinhos brasileiros e cabo-verdianos, com medidas, afinações e sons diferentes e também do hawaiano ukulele, introduzido naquela ilha por emigrantes madeirenses.

Mais do que uma loja, este local é já um ponto de encontro e partilha entre músicos e ouvintes. Estão abertas as portas para a Roda de Choro do Porto, com chorinho e outras músicas e para concertos de solistas e conjuntos, que cada vez mais surgem de vários pontos do globo para aqui se reunirem. Em torno de uma guitarra, no Porto.

Porto Guitarra

Largo dos Lóios, 29, 1º andar

4050-338 Porto

Tel.: 93 33 74 743

Site: portoguitarra.com