Vaccearte

 

É já esta sexta-feira, 12 de Setembro, que a Douro Marina inaugura a 7ª edição da VacceArte – Arte Contemporânea de Inspiração Vaccea, com obras de artistas portugueses e espanhóis. A festa começa às 18h30, com direito a uma “Sunset Party”.

O vacceo era um povo que viveu há dois mil e quinhentos anos na área central da bacia do Douro, região em que deixou sinais de uma identidade única e genuína, hoje visitáveis na Zona Arqueológica de Pintia. A exposição Vaccearte pretende recuperar a memória desse povo pré-romano organizado sob uma oligarquia guerreira.

Nesta edição, a  Vaccearte explora o tema Ruas e Trilhos, evocando os caminhos percorridos, os cursos de água e as paisagens da região de Pintia e apresenta ainda uma selecção de obras realizadas pelos artistas nas seis edições realizadas desde 2008. Se inicialmente consistia num diálogo entre o mundo académico e o artístico, a exposição metamorfoseou-se num projecto de criação, em que os artistas divulgam a Pintia mediante os conceitos que os arqueólogos lhes transmitem. Depois de ter passado por Palencia e Braga, chega agora a Gaia, onde estará até 12 de Outubro.

VacceArte – Arte Contemporânea de Inspiração Vaccea.

Organização: Centro de Estudios Vacceos ‘Federico Wattenberg’, Universidad de Valladolid

Local: Douro Marina – Rua da Praia, Afurada, 4400-554 Vila Nova de Gaia