Livros_Vera Dantas

 

 

A Alameda das Tílias dos jardins do Palácio de Cristal acolhe de 5 a 21 de Setembro a Feira do Livro do Porto. A envolver os 107 pavilhões de exposição para venda de livros há toda uma programação cultural e de animação em torno dos conceitos de Liberdade e Futuro, eixos da actividade deste ano do pelouro da Cultura da Câmara do Porto, pela primeira vez organizadora directa do certame. É na verdade um festival literário, que se estende ao espaço da Biblioteca Almeida Garrett, com ciclos de debates e de cinema, exposições, Spoken Word e performances musicais.

Em dez mesas de debate, importantes nomes do panorama literário nacional como Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, José Pacheco Pereira, Manuel Alegre, Francisco José Viegas e Richard Zenith vão dar vida a temas prementes da contemporaneidade.

O Ciclo Quintas de Leitura, que tem morada habitual no Teatro do Campo Alegre, muda-se por estes dias para a Biblioteca Almeida Garret. Uma das Quintas será muito justamente dedicada a Vasco Graça Moura. Uma corrente literária ganhará forma pelo encadeamento de fragmentos da obra deste grande escritor, lidos por diversas figuras públicas. A outra Quinta tem o lema “A Poesia é uma arma carregada de futuro”, numa alusão ao poema de Gabriel Celaya.

Com cariz inovador no nosso país, as sessões de Spoken Word da Feira do Livro cruzarão palavra com performance. Nesta forma de expressão artística, as letras de músicas, os poemas ou as histórias são faladas e a ênfase é mantida na pessoa que fala, mesmo quando o faz com música de fundo. A palavra será dada a artistas portugueses bem conhecidos, entre os quais estarão a original e portuense Capicua, Adolfo Luxúria Canibal, Osso Vaidoso, Chullage e, pela primeira vez no Porto, o artista angolano em ascensão Nástio Mosquito.

E há maravilhosas notícias para os amantes do cinema, que terá neste certame dois ciclos, a decorrer no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, também na Avenida das Tílias.

Entre os dias 7 e 21, o ciclo maior, “Dos Livros no Cinema”, explora a representação cinematográfica do livro, enquanto personagem, e reflecte sobre o seu lugar e importância no nosso mundo. Uma reflexão aprofundada pela apresentação dos filmes por figuras conhecidas do universo do cinema ou ligados à temática dos mesmos, como Júlio Machado Vaz, António Preto e Rui Reininho. As películas em exibição são de múltiplas geografias (Dinamarca, EUA, Portugal, França e Reino Unido) e estilos, com realizadores como Manoel de Oliveira, Carl Theodor Dreyer e Vincente Minnelli.

De 10 a 14 de Setembro, está aberto o ciclo “As cinzas de Pasolini”, no Rivoli – Teatro Municipal, onde vão ser apresentadas 9 longas e três curtas-metragens de Pasolini em 10 sessões. Com a produção do Cinecoa, o ciclo estreia no dia 10, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com a inauguração de uma exposição dedicada ao cineasta, seguida de uma sessão dedicada às curtas realizadas por Pasolini para filmes de episódios, logo após a inauguração da exposição com o mesmo nome.

Uma grande exposição de ilustração infantil, com autores de destaque da edição nacional, partilhará o o piso térreo da Galeria Municipal com a exposição dedicada a Pier Pasolini.

Haverá ainda oficinas, teatro, leituras e dança, numa programação que faz a ponte entre os stands de livros e os espaços do auditório, da galeria e da biblioteca municipais. Tudo nos emblemáticos e românticos Jardins do Palácio de Cristal.

Feira do Livro do Porto
5 a 21 setembro, Jardins do Palácio de Cristal e Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Abertura: Seg-Sex 16h | Sáb-Dom 12h
Encerramento: Dom-Qui 22h | Sex-Sáb 23h
Mais informações em http://www.facebook.com/feiradolivrodoporto.cmp