O Porto acolhe uma das suas figuras maiores para marcar em grande a rentrée cultural da cidade: Sérgio Godinho vai saber a tanto quando subir ao palco da Avenida dos Aliados no dia 9 de Setembro às 22:00 horas, acompanhado pela Orquestra de Jazz de Matosinhos. As composições do autor de “Espalhem a Notícia” ou “Com um brilhozinho nos Olhos” vestem-se com os arranjos desta fabulosa orquestra num concerto único. No dia 10, a Orquestra Sinfónica do Porto sobe ao mesmo palco com a sensualidade das Danças Polovtsianas de Borodin, os ritmos sul-americanos de Arturo Marquéz e a magestralidade de Tchaikovsky, entre outros temas. Ambos os concertos são de acesso livre.
Mas ainda antes, no dia 2 de Setembro há um concerto a não perder na Casa da Música: a Orquestra XXI, que reúne músicos portugueses dispersos pelo estrangeiro, vai interpretar a composição de Mendelssohn sobre o conto Sonho de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, acompanhada pelo Ricardo Pereira como narrador.
No dia 3, entre as 15 e as 20 horas, é tempo de preguiçar na última das Jameson Lazy Sessions, que se instalam no romântico Jardim das Virtudes, desta feita com o concerto do Oliveira Trio e Nuno Riviera e com o DJ Pedro Tenreiro. Dia 12, os fãs da canção em português vão poder ouvir na Casa da Música as canções suaves e bem portuguesas de Miguel Araújo (Azeitonas) e António Zambujo. Num registo alternativo, o surf noir chega ao Porto dia 13, com as norte-americanas La Luz no Maus Hábitos.
Além da música, o grande evento que vai marcar a rentrée cultural na invicta é a Feira do Livro do Porto, de 2 e 18 de Setembro. Este ano a mostra alicerça-se sob o tema “A Ligação” e homenageia o escritor Mário Cláudio. Além dos 131 pavilhões que rechearão os jardins do Palácio de Cristal, há exposições, debates, oficinas e espectáculos, incluindo momentos pensados especialmente para as crianças.
Em simultâneo com a Feira do Livro, a Galeria Municipal do Porto, também no Palácio de Cristal, inaugura a 2 de Setembro às 18:30 uma exposição de grande valor, “100 Tesouros da Biblioteca do Porto”, que trará a público obras impressas tão impressionantes como incunábulos, códices medievais e litografias e se prolonga até 13 de Novembro, com entrada gratuita.
As artes plásticas voltam a fazer o Porto vibrar com as Inaugurações Simultâneas na Rua Miguel Bombarda. Como sempre acontece a cada dois meses, a próxima data a marcar na agenda é 24 de Setembro. A partir das 16:00 horas a rua entra em festa com a inauguração em simultâneo de várias exposições nas muitas galerias da zona, complementadas por animação de rua.
Nas artes performativas, o Teatro Rivoli faz a estreia absoluta de “Moçambique”, a nova criação da Mala Voadora, a 16 e 17 de Setembro. A 24, também no palco do Rivoli, acontece a estreia nacional de “Gold”, um espectáculo do coreógrafo e bailarino israelita Emanuel Gat a partir das Variações Goldberg de Bach. A 30 de Setembro temos Zululuzu, uma criação do Teatro Praga a partir da vida e obra de Fernando Pessoa.
O já mítico Festival Internacional de Marionetas do Porto promete voltar a surpreender de 14 a 22 de Outubro, “nos espaços habituais e noutros um pouco mais inesperados”, diz a organização, que começa a divulgar as novidades desta 27ª edição.
A ligação do Porto à Sétima Arte é celebrada no Festival de Cinema Porto/Post/Doc, entre 26 de novembro e 4 de dezembro, no Rivoli, Passos Manuel e Maus Hábitos.
Os calor estival começa a preparar a sua retirada, mas a cidade continua cheia de boas vibrações!
#Porto #portoenvolto #concertosnavenida #Sergiogodinho #concertosnoporto