Texto e Fotografias de Vera Dantas. Todos os direitos reservados.

Em tempo de COVID-19, as viagens causam preocupação a todos, sobretudo a quem viaja em família. E apesar de os Açores ficarem em Portugal, só se chega lá de avião. Viajei recentemente (em Setembro de 2020) à Ilha de S. Miguel e tudo correu bem, mas foram necessários alguns preparativos extra. Após várias pesquisas e telefonemas esclareci uma série de dúvidas para as quais não obtive resposta numa única fonte, por isso sei que esta informação vos pode ser muito útil. Além disso, viajei de facto com duas crianças aos Açores nesta fase de pandemia global, não sem alguns receios, mas com muita vontade de voltar a um destino que me deslumbra e do qual regressámos, todos na família, maravilhados. E, sim, estivemos sempre bem nos Açores e regressámos ainda mais saudáveis do que fomos 🙂

É seguro viajar aos Açores, mesmo agora e sobretudo agora, pois poucos destinos têm tanto espaço livre, paisagens infinitas e lugares onde dormir e comer tão especiais e seguros como o nosso maior e mais verde arquipélago. Além disso, os prestadores de serviços estão a ser muito cuidadosos, o que transmite imensa segurança a quem visita os Açores. Neste artigo explico-vos tudo o que têm de saber para preparem a vossa viagem aos Açores em tempo de COVID-19.

Atenção: As informações aqui descritas estão actualizadas à data de publicação – 9 de Outubro de 2020. Deverão sempre consultar as fontes oficiais à data da vossa viagem para confirmar todos os procedimentos que devem seguir. Deixo os contactos no final deste artigo.

Conteúdo deste artigo:

Testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) para viajar aos Açores

É obrigatório realizar o teste?

Sim. É obrigatória a realização do teste de despiste de SARS-CoV-2, vulgarmente conhecido pelo acrónimo COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease, do ano 2019) por parte de todas as pessoas, incluindo crianças a partir dos 13 anos (inclusive) que viagem para o arquipélago.

Quanto custa o teste de despiste à COVID-19?

Pode realizar o teste numa das entidades convencionadas com o Governo Regional dos Açores que suportará todos os custos. Neste caso, não terá que pagar nada.

Se decidir realizar o teste num laboratório de análises sem convenção, o custo ficará a seu cargo. Para referência, posso dizer-vos que um teste a título particular no Porto, em Setembro, custava entre 100 e 130 €.

Onde pode fazer o teste de despiste à COVID-19?

Pode realizar o teste num dos laboratórios convencionados com a Região Autónoma dos Açores para despiste à infeção por COVID-19, existentes na sua zona de residência, antes da viagem. Consulte a lista e escolha o seu aqui.

A ter em conta:

Para a sua escolha, tenha em conta a contagem das 72 horas antes da hora de chegada prevista aos Açores – caso seja de manhã (foi o nosso caso) convém que a recolha das suas amostras biológicas seja feita num laboratório que esteja aberto no horário da manhã, pois há laboratórios que só fazem recolhas da parte da tarde.

Em alternativa, pode realizá-lo no aeroporto, à chegada a uma das ilhas açorianas. Há cinco portas de entrada nos Açores por avião: os aeroportos das Ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira, Pico e Faial. A partir delas pode ligar-se às restantes ilhas do arquipélago – Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo – através da SATA e, na época alta, através de ferry-boat.

Quando tem que fazer o teste?

Podem optar por fazer o teste antes do início da viagem ou à chegada (vejam como mais abaixo), como já referimos. Mas devem ter em conta o seguinte:

Fazer o teste de despiste antes da viagem

Devem agendar com antecedência o teste de COVID-19 de modo a garantirem que o mesmo será feito nas 72 horas antes da partida do voo do aeroporto de origem. Ao fazer a marcação o laboratório vai pedir-vos essa informação, para poder marcar uma hora de recolha de amostras biológicas que respeite esse espaço temporal. À partida o laboratório vai pedir-vos que façam a marcação por e-mail enviando o número de SNS de todas as pessoas que vão fazer o teste (lembrem-se que as crianças com 13 anos ou mais já são obrigadas a fazer, além dos adultos) e um comprovativo de reserva e pagamento do voo de ida, com data e hora do mesmo. No dia e na hora marcada para o teste, deverão comparecer no laboratório apresentando:

  • os comprovativos da reserva e do pagamento da deslocação para os Açores;
  • um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte).

Quanto tempo demora o resultado?

No nosso caso, fizemos o teste pelas 10:00 de uma sexta-feira, pois iríamos aterrar em S. Miguel às 9:45 da segunda-feira seguinte, e na tarde de sexta recebemos o resultado (negativo) dos testes por e-mail. Os laboratórios em regra não estão a demorar mais do que 24 horas a enviar os resultados.

Os resultados do teste são enviados diretamente ao passageiro e também à Direção Regional da Saúde.

O que acontece se o resultado teste de COVID-19 for positivo?

Caso um dos viajantes teste positivo terão de ser seguidos os procedimentos indicados pelas autoridades de saúde. No site do governo dos Açores dedicado aos procedimentos no âmbito da COVID-19, pode ler-se o seguinte:

Porque há sempre esse risco na situação em que vivemos actualmente, no nosso caso decidimos fazer um seguro de cancelamento de viagem que cobrisse essa eventualidade. Acrescentamos alguma despesas com a compra da apólice, mas preferimos investir esse valor do que correr o risco de termos que cancelar a viagem e perder o dinheiro de todos os voos e da estadia. Tenha em conta que, quer as companhias aéreas, quer as unidades de alojamento, não devolvem o valor das reservas nestes casos. E a maior parte não oferece a possibilidade de adiar as datas da reserva. Por isso, na hora de reservar, informe-se sobre as condições de cancelamento ou mudança de datas de voo e/ou estadia e tenha todos estes factores em conta.

Que comprovativos devem levar convosco para os Açores?

Ao viajarem para o arquipélago devem preencher o Questionário de avaliação do risco e deteção precoce do SARS-CoV-2, da Autoridade de Saúde Regional.

Aconselho-vos a que o façam antes da partida, para agilizar a vossa entrada na Região.

O questionário pode ser impresso – pode descarregá-lo aqui – para entregar, já preenchido, à chegada

Em alternativa, podem preencher o questionário online, neste link.

Depois de preencherem o questionário vão receber um código, com o qual podem identificar-se junto dos responsáveis da Autoridade de Saúde que vos irão abordar no desembarque.

Caso não preencham o questionário antes da viagem, podem sempre fazê-lo à chegada (ver abaixo).

Além disso, caso tenham realizado o teste de despiste à COVID-19 antes da partida, deverão levar o comprovativo, em papel (de preferência) do documento emitido pelo laboratório onde devem constar:

  • a identificação da pessoa testada;
  • o nome do laboratório onde o mesmo foi realizado;
  • a data de realização do teste;
  • a assinatura do responsável pela realização do teste;
  • o resultado negativo.

https://www.getyourguide.com/azores-l152/so-miguel-west-tour-t64862/?partner_id=5U8AT6S&utm_medium=online_publisher&utm_source=porto_envolto&placement=content-middle

Como proceder à chegada aos Açores?

A minha experiência foi na Ilha de S. Miguel, por isso é essa que aqui vos relato.

No Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, as pessoas são encaminhadas para o exterior e divididas em duas filas: a das pessoas que têm o teste feito (e negativo, claro) e as das que ainda não o fizeram. Quase todas as pessoas que viajaram no nosso avião, procedente do Porto, já tinham feito o teste antes da viagem.

Estava tudo bem organizado e havia sempre alguém a acompanhar as pessoas e a encaminhá-las devidamente.

Aeroporto de Ponta Delgada, Setembro de 2020: Tendas de recepção e testes aos viajantes no âmbito das medidas de combate à COVID19.

Chegada aos Açores com o teste de COVID-19 negativo

Às pessoas com o teste feito (e negativo) mas que não têm consigo o questionário acima referido em papel ou o código recebido após o preenchimento online, são entregues os questionário (por pessoa do grupo/família com que viaja) para preencher no local. No aeroporto de Ponta Delgada há uma tenda específica para o preenchimento, com uma pessoa a esclarecer quaisquer dúvidas.

Quem já tem o questionário preenchido é encaminhado para uma tenda onde deverá entregá-lo, juntamente com o comprovativo de realização do teste de COVID-19. Será então informado de que, caso se permaneça na ilha 7 ou mais dias, terá que marcar novo teste à COVID-19 com a autoridade de saúde do local onde estiver alojado (detalhes do procedimento mais baixo).

Fazer o teste de despiste à COVID-19 à chegada aos Açores

O Governo Regional dos Açores permite optar por fazer o teste despiste à COVID-19 no momento que se desembarca. Os profissionais da autoridade de saúde que estão no aeroporto recolhem as amostras biológicas necessárias ao teste, devendo o passageiro permanecer em isolamento profilático no seu domicílio ou local onde está alojado, até lhe ser comunicado o resultado do mesmo, o que pode demorar entre 24 a 48 horas.

Se querem aproveitar bem todos os seus dias nos Açores – e há tanto para ver e fazer nas ilhas! – esta não é a melhor opção, pois vão perder tempo à espera dos resultados.

São sobretudo os turistas estrangeiros quem escolhe esta opção, pois assim não têm que arcar com os custos do teste no seu país de origem. Pessoalmente, considero que pode ser vantajosa para a economia regional desde que os turistas sejam responsáveis e cumpram de facto o isolamento profilático. Caso contrário, estarão a pôr em risco as comunidades locais. É assinado um termo de responsabilidade quanto ao isolamento profilático, por isso quero acreditar que o mesmo é cumprido, estando as autoridades a fazer o seu melhor para que o seja.

O que acontece a quem se recusa a fazer o teste?

Quem não tiver feito o teste antes da viagem e se recuse a fazê-lo à chegada pode regressar ao local de origem do seu voo ou viajar para qualquer aeroporto fora da Região Autónoma dos Açores, cumprindo, até à hora do voo, isolamento profilático em hotel indicado para o efeito.

Estadia de 7 ou mais dias nos Açores

Como marcar segundo teste de despiste à COVID-19, 6 dias após o primeiro?

Se a vossa estadia nos Açores for de 7 ou mais dias devem, no 6.º dia a contar da data de realização do (primeiro) teste de despiste à COVID-19, contactar a autoridade de saúde do concelho em que estão alojados (ou residem), para realizar novo teste de despiste, a realizar pela autoridade de saúde local.

Para que não se esqueçam, vão dizer-lhe isso mesmo à sua chegada ao aeroporto, indicando o dia em que devem fazer a marcação do teste e dando-lhes um papel com o url da página com os Contactos das Unidades de Saúde de Ilha e Hospitais.

Deixo-vos (mais) uma dica valiosa:

Vejam qual o contacto de e-mail da autoridade de saúde que vos concerne e preparem o draft do e-mail antes da viagem, pois evitam perder tempo a inserir dados de documentos num telemóvel, caso não viajem com computador. Podem ver abaixo fazer copy/paste do draft que preparei (abaixo). Poupou-me tempo e deu-me imenso jeito na altura de fazer a marcação:

Draft para e-mail de marcação do segundo teste de COVID-19

Enviar para: Delegação de … (concelho onde está alojado), e-mail: …

Boa tarde,

Conforme nos foi indicado, vimos por este meio solicitar a marcação do 2º teste obrigatório para despiste à COVID-19.

Chegámos a (ilha de desembarque) dia … de …. às … horas. Temos voo de partida a … /… às … horas, de (ilha de partida).

Fizemos o primeiro teste em …./… às … horas, com resultado negativo.

Somos (… indicar nº de pessoas que vão realizar o teste), com os dados abaixo:

Pessoa 1 … (nome completo)

Nº SNS: …

… Listar as outras pessoas e os seus números de SNS).

Aguardo contacto para marcação do teste.

Contacto telefónico para envio de marcação: … … …

Cumprimentos,

… …

A delegação de saúde responde por telefone para marcar o teste do 6º dia. No nosso caso enviámos o e-mail de manhã e fomos contactados à hora do almoço. Foi-nos indicado o local, a forma de proceder (em Ponta Delgada o teste foi feito dentro do carro, numas tendas drive-through junto ao Hospital do Divino Espírito Santo) e as horas disponíveis. No dia seguinte realizámos o teste conforme indicado.

O que acontece se o teste de COVID-19nos Açores der positivo?

Segundo o que me informou a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, se o teste de COVID-19 feito 7 dias após o primeiro der positivo, a pessoa em causa terá que permanecer em quarentena obrigatória durante 14 dias na ilha em que se encontram. O Governo Regional cobrirá as despesas de alojamento (estadia e alimentação) nos estabelecimentos por ele designados para o efeito.

Quando aos acompanhantes da pessoa infectada, a autoridade de saúde local determinará se são consideradas de grande risco – caso em que terão que ficar também em quarentena – ou não – caso em que poderão regressar no voo previsto.

Como obter informações actualizadas sobre viajar aos Açores em tempo de COVID-19 ?

Porque estamos numa situação de contingência em que a única certeza é a incerteza e as informações que vos dou aqui podem sofrer alterações, aconselho-vos a prepararem a vossa viagem aos Açores consultando um ou vários dos recursos que a região coloca à disposição dos viajantes.

  • Site com Informações oficiais do Governo dos Açores sobre o Controlo da pandemia de COVID-19: Destino Seguro Azores.
  • Serviço de atendimento telefónico sobre as medidas adoptadas na Região dos Açores para fazer face à pandemia do novo coronavírus:

Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19

Tel.: 800 29 29 29

Horário: Dias úteis das 8:30 às 18:30 H.

Liguei para lá antes da viagem e fiquei muito mais esclarecida sobre várias eventualidades e informações que partilho convosco neste artigo. Mas tenha em conta que esta é uma linha de atendimento Não Médico, ou seja, trata das questões logísticas. Para questões médicas há uma linha própria para onde deve ligar para:

  • Linha Saúde Açores, para Questões Médicas

Tel.: 808 24 60 24

Se preferir esclarecimentos por e-mail, envie as suas dúvidas para:

  • esclarecimentocovid19@azores.gov.pt

Texto e imagens de: Vera Dantas

#cleanandsafe @vizitazores @visitaportugal #tupodesvisitaportugal #covid19 #pandemic #covid19travelling