IMG_4489

Acaba de fazer um ano desde que abriu e confirma-se o que prometia na abertura: o Victa, restaurante da Douro Marina, tem um menu de peixe fresco confeccionado como poucos, deliciosas entradas e pratos de carne originais, uma carta de vinhos que privilegia a paleta duriense e uma vista privilegiada sobre o Douro e o Atlântico.

Cá fora, a esplanada abrigada convida ao deleite de um pôr-do-sol marítimo.O design de interiores tem a assinatura do prestigiado Paulo Lobo. Logo à entrada, à direita, estruturas de estantes de madeira em paredes de tom verde-azulado envolvem uma zona de estar com cadeirões que convidam à leitura das várias publicações dignas de alfarrabista que repousam nas prateleiras; à esquerda, um balcão com serviço de bar e a simpatia de quem nos acolhe à chegada. No andar de cima, os tons verdes e castanhos da sala de restaurante conjugam-se com os tons aquáticos do rio e os humores do céu que, por enquanto, é predominantemente azul.

O conceito de restauração do Victa é inspirado na realidade da Afurada. Neste bairro piscatório, sempre que o sol brilha, os espaços em frente às casas transformam-se em cozinhas ao ar livre, onde se grelha o peixe. E foi essa tradição que Heitor de Melo quis transpor para o seu restaurante. Por isso, a confecção dos alimentos é feita exclusivamente a lenha. E asseguro-vos que o resultado compensa o esforço, pois os sabores são potenciados e os sucos naturais dos alimentos sobressaem.

Todos os dias o menu tem propostas diferentes. O abastecimento do Victa no mercado da Afurada permite criar pratos originais como as cabeças de peixe grelhadas e os mexilhões com saké e limão, que “têm sido um sucesso”, segundo Heitor, que conta com a mestria do chefe Nuno Maia para transformar ideias em sabores, sempre portugueses e empratados com muita elegância.

A ementa tem duas modalidades: as propostas do dia, de peixe e de carne e um menu fixo, muito completo. Neste, podemos encontrar entradas irresistíveis como cogumelos grelhados e peixes como o salmão de meia cura, delicioso e fumado in Victa, e o robalo na grelha, com uma textura e cor insuperáveis. Nas carnes, destaca-se a barriga de porco crocante e o medalhão de novilho repousado. E para finalizar a refeição prove uma fatia de mousse de chocolate à fatia – são três camadas de puro deleite.

Quando se sentar à mesa vai ainda desfrutar de outros requintes como a manteiga de leite de cabra e uma variedade de pães frescos e tostas servidas em cesto. E se quiser mais sal e pimenta, pode moê-los na hora com o pilão e o almofariz à disposição, mesmo que seja só pelo aroma que fica no ar. Essa é mesmo a opção mais provável, já que a experiência gastronómica no Victa supera em muito o quanto baste.

Vera Dantas

Restaurante Victa
 
Douro Marina
Rua da Praia, 602 / 4400-554 Vila Nova de Gaia
Tel.: 916 620 335
Reservas: reservas@victa.pt
 
Horário de Funcionamento:
3ª-5ª: 12-15 e 20-23 H.
6ª-Sáb: 12-15 e 20-24 H.
Domingo: 12-16 H.
Esplanada:
11-24 H, Dom. até 20 H.
Encerra às Segundas-feiras