Um bom gelado sabe bem em qualquer estação do ano, sobretudo quando vem acompanhado por um crepe ou um waffle. Concorda? Então fique a saber quais os melhores locais do Porto para passar momentos deliciosos.

Esta lista revela as melhores gelatarias e creperias do Porto, seleccionadas pelo uso que fazem de ingredientes frescos e naturais, pela decoração e conforto dos seus espaços e pela sua localização central. Nela vai encontrar o local perfeito para satisfazer o desejo não só de gelados e crepes, como também de bolos, cupcakes e bebidas quentes bem cremosas e reconfortantes para o inverno.

Difícil mesmo vai ser escolher a qual ir primeiro! Mas o mapa que vos deixo é uma boa  ajuda na hora de decidir.

LA COPA

Aberta há pouco mais de um ano, a La Copa gelataria artesanal no coração do Porto, serve gelados com fruta fresca e deliciosos crepes, waffles e panquecas, além de cocktails e bedidas quentes. A apresentação é cuidada e muito tentadora, dando aos gelados a aparência de verdadeiras nuvens de sabor. Tem dois espaços: uma sala onde apetece estar nos dias frios e um jardim encantador para os dias amenos, em que as pedras naturais são pontilhadas por flores multicolores.

Avenida Rodrigues de Freitas, 366 – 4000-098 Porto, Portugal

Mais aqui.

CREMOSI

Na Praça Filipe de Lencastre pode provar um gelado com um conceito único: “gelado na pedra”, pois é numa pedra lisa a 14ºC negativos que os sabores e os recheios são misturados, o que lhes confere uma dimensão especial. Aos gelados juntam-se os crepes, os waffles e ainda delicadíssimos bolos e tarteletes. Tal tem sido o sucesso desta marca  que conta já com mais uma loja, na Rua Mouzinho da Silveira, junto a São Bento. 

Praça D. Filipa de Lencastre, 25, 4000-407 Porto

Mais aqui

Foto de Cláudia Moutinho, em https://instagram.com/cremosi_geladaria/

AMOREFRATO

O nome nasceu do amor do casal proprietários pelos seus filhos Francisco (“Fra”) e Tomás (“To”), num espaço que combina a secular estrutura da casa com uma decoração moderna que convida a ficar. Há gelados com sabores como ovos moles, dióspiro ou Licor Beirão. E ainda crepes, bolos de chocolate, brownies e cupcakes. 

Rua de Passos Manuel, 69, 4000-381 Porto

Mais aqui.

Amorefrato Foto da Pagin do Facebook da Gelataria

SPIRITO CUPCAKES & COFFEE

Veio de Braga, onde nasceu, para o centro do Porto, e é uma gelataria, loja de cupcakes e coffeshop, em que o design e a modernidade complementam a genuidade dos sabores. Aqui pode pedir-se um “coffee to go”, um capuccino ou um frapuccino e uma grande variedade de outras bebidas quentes. Para mim o must deste espaço é mesmo a pastelaria, deliciosa, com tentações tão doces e originais como Cheesecake de Kinder Bueno White ou cupcakes dos mais diversos sabores e cores.

Rua de Mouzinho da Silveira 324, 4000-069 Porto
Mais aqui.

Spirito Cupcake Foto da Pagina do Facebok da MarcaSpirito Cupcake Foto da Pagina do Facebok da Marca

 

SINCELO

É conhecida pelas suas deliciosas taças de gelado acompanhadas por um chantilly muito especial. Aqui os gelados são a vedeta, com 50 sabores feitos de produtos naturais de qualidade, sobretudo portugueses. As panquecas e os crepes, sempre feitos na hora, envolvem em calor os frescos gelados.

Rua de Ceuta 54, 4000 Porto

Mais aqui.

Sincelo Gelataria Foto da Pagina do Facebook

FARGGI

A Farggi destaca-se pela grande quantidade de toppings, frios ou quentes, que acompanham os seus gelados, além de servir crepes e waffles. À noite, se tem vontade de provar uma caipirinha, mojito, margaritas ou vodkas com gelado, é lá que tem de ir, pois essas são especialidades exclusivas da loja.

Rua Elísio de Melo, 51,  4000-196 Porto

Farggi Porto Foto da Pagina do Facebook da loja

SOU SWEET

Fica nas renovadas Galerias Lumiére e é uma loja amorosa, bem a combinar com a simpatia da sua proprietária e criadora de gelados, Alexandra Mendonça. Além desta morada, a Sou Sweet conta com a Carretino, uma bicicleta que leva os seus deliciosos gelados aos melhores eventos e lugares da cidade. Basta ir acompanhando a agenda na sua página do Facebook.

Rua José Falcão 157  Loja 2, 4050-317 Porto

Mais aqui.

Sou Sweet Porto Foto da Pagina do Facebook da loja

NEVEIROS

É uma das mais antigas gelatarias do Porto e serve mais de 60 sabores. Aqui encontra gelados de sabores bem portugueses como o de dióspiro, tangerina ou maçã verde e ainda alguns que invocam a nossa histórica ligação às especiarias, com o de ananás-majericão ou o de côco-malagueta. Os seus gelados sabem a fruta fresca e ao longo de gerações tem trazido de volta os tripeiros que lhe tomaram o gosto.

Rua da Alegria, 930, 4000-013 Porto

Mais aqui.

Neveiros Foto da Pagina do Facebook da loja

FINZI GELATO

Se está com vontade de desfrutar de um gelado de inspiração italo-argentina com uma vista de património mundial, visite a pequena esplanada da Finzi. Cacau de Madagáscar ou Baunilha do Tahiti são dois dos sabores mais procurados. Fica em pleno Cais da Ribeira do Porto. Apesar de o espaço ser pequeno, serve especialidades como smoothies, waffles cobertos e ainda crepes recheados.

Cais da Ribeira, 45, 4050-511 Porto

Mais aqui.

Finzi Gelato Porto Foto - em groupon.pt

#VeraDantas #PortoEnvolto #Gourmet #BonsMomentos #Porto #Lifestyle