Estação São Bento Átrio

A Estação de São Bento no Porto é uma das estações ferroviárias mais bonitas do mundo. Fica situada em plena baixa portuense, onde a sua fachada, de influência francesa, surge imponente, ostetando dois grandes relógios. Esta estação, que recordo dos tempos em que chegava ao Porto vinda de Viana do Castelom, está a funcionar desde 1896 e merece os nossos parabéns. A revista Cond Nest Traveler elegeu-a como uma das mais belas estações ferroviárias do mundo, ao lado d estações como a Komsomolskaya em Moscovo ou a Gare du Nord em Paris. E fê-lo depois de as revista norte-americanas Flavorwire e Travel lhe terem atribuído idêntica distinção.

Estação de São Bento Azulejos

Com cobertura de vidro e ferro fundido, o edifício foi projectado pelo arquitecto José Marques da Silva e está classificado como Imóvel de Interesse Público. O seu átrio é revestido a 20.000 azulejos, o que a torna num dos maiores monumentos da azulejaria portuguesa. Da autoria do pintor e ceramista Jorge Colaço, os painéis de azulejos ilustram não só momentos marcantes da História de Portugal, como também a evolução dos transportes e as regiões do país.

Estação de São Bento Painéis

A estação merece um olhar mais atento até pelos habitantes do Porto que, muitas vezes demasiado apressados para tomarem o comboio, acabam por não apreciar a sua beleza e grandiosidade. Se nós sabemos que é uma das mais emblemáticas estações que podemos visitar, é bom ver que também os media internacionais o reconhecem. Quer chegue a São Bento ou de lá parta, detenha-se num momento a contemplar os seus espaços e recorde a nossa História imprimida a azulejo no seu interior. Já lá entrei muitas vezes e continua a deslumbrar-me!

Estação de São Bento

Praça de Almeida Garrett, Porto

#VeraDantas #PortoEnvolto #Porto #EstaçãodeSãoBento

Estação de São Bento Painel Egas Moniz

Estação de São Bento Painel Conquista de Ceuta

Linhas da Estação de São Bento