Estudante-atelier-pintura-FBAUP

Estudante no atelier de pintura da FBAUP

 

Quem entra no edifício da actual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, na Avenida Rodrigues de Freitas, talvez não saiba que em tempos esta foi a Casa da Família Forbes, dotada de um grandioso jardim com plantas tropicais de várias espécies, algumas delas ainda hoje raras e únicas em Portugal. E que esse jardim foi desenhado pelo autor dos jardins do Palácio de Cristal, Florent Claes. Concluída em 1873, a casa seria, dois anos mais tarde, vendida a José Teixeira da Silva Braga, pelo que a propriedade ficaria conhecida como Palacete do Braguinha.

No final do século XIX, a propriedade seria convertida no primeiro parque de diversões, o “Tivoli” – imaginem que no espaço do actual Pavilhão de Madeiras e Metais já existiu um ringue de patinagem…

Hoje em dia os jardins, apesar de conservarem ainda parte da estrutura original, já não têm a área de antigamente, pois tiveram que ceder espaço para os edifícios da escola nos anos cinquenta do século passado, altura que a Escola de Belas Artes do Porto foi elevada à categoria de ensino superior. As alterações que então o espaço sofreu acrescentaram-lhe um conjunto de esculturas de autores consagrados, como Teixeira Lopes, Barata Feyo, Lagoa Henriques ou José Rodrigues. À entrada do jardim subsiste um pequeno lago, guardado pela escultura de Gustavo Bastos, outrora habitat de gansos e palco habitual de performances.

Os cinco pavilhões modernos que povoam o espaço do antigo jardim foram construídos por alguns dos mais notáveis engenheiros e arquitectos da época e pensados para a sua função pedagógica, o que na altura era uma atitude rara e inovadora. Cada um acolhe ateliers distintos: Desenho, Escultura e Pintura, Arquitectura e Exposições (estes três construídos entre 1948 e 1954), Tecnologias de Madeiras e Metais e ainda o Pavilhão Sul (concluídos em 1998 e 2006, respectivamente). Neste último, desenhado por Alcino Soutinho, ensinam-se Desenho, Meios Digitais, Novos Media e Ciências das Artes, como História do Cinema e da Fotografia ou Estética.

Como este espaço é antes de mais de aprendizagem, nos pavilhões criam-se novas obras a cada instante. Por isso percorri, guiada pelo curador do Museu da faculdade, Luís Nunes, todos os ateliers da faculdade. Deleitei-me especialmente com os de pintura e de escultura – neste, estudantes trabalhavam em auto-representações em sabão rosa e um “bebé” estava prestes a nascer por debaixo de uma camada de gesso (ver foto abaixo). Conforme os espaços e as artes, o ambiente muda entre o contemplativo da pintura e o mais industrial dos mosaicos, madeiras e metais.

Embora os ateliers estejam reservados aos alunos, quem visita a Facudade de Belas Artes do Porto pode deambular pelo jardim e visitar o Museu, concebido para exposições dos trabalhos dos alunos e de docentes e com mostras constantemente renovadas. A FBAUP tem um espólio de arte com o cariz especial e heterogéneo próprio de ser uma colecção universitária e que pode ser visto pelo público no Museu e nas galerias da facudade, consoante as exposições. E há ainda a Biblioteca, especializada em Artes e aberta a todos os interessados que a visitem.

Desta faculdade continuarão a sair novos valores artísticos portugueses e conhecer as suas obras na fase inicial da sua carreira é uma oportunidade valiosa. Passear nos jardins, visitar o museu ou sentar-se na esplanada da cafetaria, permite absorver o espírito criativo que vive no ar. Como me disse uma amiga, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto é um local muito inspirador. Aproveitem-no.

Vera Dantas

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Avenida Rodrigues de Freitas, 265

Mais informações no site da FBAUP, do Museu e da DG do Património Cultural.