Foral de Matosinhos

A cidade de Matosinhos comemora amanhã os 500 anos do seu nascimento e presenteia todos os presentes com a visão ao vivo do foral que lhe foi concedido pelo rei D. Manuel I. Com o foral como figura central, a festa arranca com a inauguração da exposição “15 Tesouros de História”, às 18:00 horas, altura em que se pode assistir também ao lançamento de uma original cerveja artesanal de edição limitada (a “Foral de Mathozinhos”, pela Unicer). Haverá ainda uma viagem encenada pelas ruas e lugares da cidade para homenagear  as principais figuras que a marcaram através de teatro, música e vídeo.

Na exposição que assinala a festa dos cinco séculos de vida do concelho, o magnífico foral de 1514 será acompanhado pela chave de ouro do tesouro do Obelisco da Memória (entregue pela coroa portuguesa à Câmara matosinhense em 1840), pelo altar original da imagem do Senhor de Matosinhos, por vasos romanos e da Idade dos Metais e por outros objectos de grande valor histórico.

Já à noite, depois das 21:00, mais de uma centena de figurantes encenarão a “Cidade Encantada”, começando pela leitura do foral manuelino e levando o público atrás de si num passeio peregrino entre os Paços do Concelho e o Teatro Municipal Constantino Nery. Pelo caminho, haverá diversas instalações cénicas a partir de figuras e lendas que marcaram Matosinhos. Os actores das companhias de teatro amadoras locais darão corpo a figuras como António Nobre, Cayo Carpo, Florbela Espanca, Passos Manuel, Guilhermina Suggia e Ló Ferreira.

Programa:
18:00 Galeria Nave/edifício dos Paços do Concelho
Exposição “15 Tesouros da História de Matosinhos”

21:00 Ruas de Matosinhos – Teatro de rua “Cidade Encantada“

Percurso:
Florbela Espanca na Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Guilhermina Suggia e Visconde Trevões no Palacete Visconde Trevões
Leitura do Foral e projeção de vídeo nos Paços do Concelho
Lenda do Senhor de Matosinhos no Jardim Basílio Teles (junto ao coreto)
Eugénio de Andrade na Rua Ló Ferreira (jardim em frente ao Café Lua)
Casamento de D. Fernando e D. Leonor no Cruzamento da Rua Brito Capelo com Rua Tomaz Ribeiro
Lenda do Cayo Carpo no Monumento do Senhor do Padrão
Discurso de Passos Manuel na Rua Serpa Pinto (varanda do Wine Bar)
Projeção de vídeo e concerto no exterior do Cine-Teatro Constantino Nery