Hoje o Porto vai ter a cantora Joana Espadinha ao seu dispor nas Fnacs de Santa Catarina (às 18 horas) e do NorteShopping (às 22 horas) para apresentar o seu álbum de estreia, “Do Avesso”, lançado em Junho. A cantora, compositora e letrista vai dar a conhecer a sua música, um misto de jazz de raízes europeias com pop-rock, magnificamente cantada e… em português!
Para os que ainda não a conhecem, Joana começou a estudar Jazz no Hot Club de Portugal, em Lisboa, a par da sua licenciatura em Direito. O gosto pelo jazz levou-a a viajar para a Holanda, onde se licenciou em Jazz pelo Conservatório de Amesterdão. De regresso a Portugal, inicia a sua carreira de professora de Canto Jazz na Escola de Jazz Luís Villas-Boas – Hot Clube de Portugal, no curso de Jazz da Universidade de Évora e na ESTAL. Participou como intérprete e letrista em discos de Afonso Pais, André Santos, João Hasselberg e João Firmino.
Descobri Joana Espadinha através da programação do Festival Internacional Douro Jazz (a cantora dá já amanhã um concerto em em Vila Real, às 22h00). Deliciei-me com o vídeo do original tema “Ao seu dispor”, que Joana compôs depois de uma noite em frente à televisão, como sátira ao alheamento que este meio de comunicação nos provoca. O que mais me chamou a atenção foi a letra, única por ser completamente fora do comum, em contraste precisamente com a banalidade que se tornou ver televisão sem qualquer critério. A música envolve muito bem a aveludada voz de Joana que, além de cantautora, mostra neste vídeo o seu talento como actriz.
Hoje podemos ouvi-la no Porto, muito bem acompanhada por Júlio Resende ao piano, João Firmino na guitarra, João Hasselberg no contrabaixo e Luís Candeias na bateria. Definitivamente a não perder.
Vera Dantas