Germano Silva, um nome que faz parte da identidade do Porto, tem por estes dias a sua vida de entrega à cidade exposta na Casa do Infante. Numa retrospectiva biográfica, a exposição “Germano Silva – O Porto no coração” revela a vida daquele que é para muitos o melhor contador de histórias do Porto nas suas diversas vertentes, desde o jornalismo ao estudo e divulgação da história e património da cidade. Germano Silva, agora com 85 anos, continua a ser uma das vozes mais vivas na exultação do Porto, graças à sua paixão pela invicta, à sua curiosidade e à sua humanidade.

Eu, que só tenho admiração pela sabedoria deste homem, já calcorreei com ele muitas ruas da nossa cidade. Germano percorre-a com agilidade e, mesmo em grupos com gente muito mais nova, é sempre ele a marcar o ritmo da visita, ágil e avidamente. É com um sorriso nos lábios e um olhar cúmplice que conta as mais incríveis histórias das muitas vidas que fazem o Porto. E é com o coração cheio que nos fala dos seus encontros com portugueses por todo o mundo.

A par de mais de meio século de trabalho como jornalista, Germano Silva especializou-se na história do Porto e tem escrito diversos livros que, em conjunto, demonstram porque esta cidade é tão especial para todos, tripeiros e visitantes.

Germano Silva Pátio Casa do Infante

Este mês a Reitoria da Universidade do Porto agraciou-o com o título honoris causa, o que o coloca ao lado de figuras como Vasco Graça Moura e Manuel de Oliveira.

Germano Silva é livro vivo de histórias que só ele conhece, tendo vivido na primeira pessoa muitos momentos memoráveis com outras personalidades da cidade . E é na primeira pessoa que devemos conhecê-lo. Eu, que já o conheci, espero aprender ainda muito com com as suas histórias.

Como jornalista formou-se na escola do Jornal de Noticias, em cuja redação percorreu todos os escalões da profissão: estagiário, repórter informador, repórter, redator, editor, subchefe e chefe de redação. Após quarenta anos de trabalho ininterrupto naquele diário portuense, aposentou-se em 1996, mas continua ligado ao seu jornal de sempre, onde colabora regularmente mantendo nas suas colunas, sempre ao domingo, a apreciada crónica “À descoberta do Porto”. É, também, colunista da revista “Visão”.

Exposição “Germano Silva – O Porto no coração”

13 de outubro a 27 de novembro

Horário: Seg. a Sex, 9:30-17 H; Sab e Dom.: 9:30-12:30 H; 14-17 H

Entrada gratuita