Jarras Lalique na Toujours Maison

A obra de René Jules Lalique fascina-me desde sempre. Verdadeiro escultor da luz, Lalique desenhava peças que perduram no tempo pela sua delicadeza, valor artístico e perfeição técnica inconfundíveis. O gosto de Lalique pelo vidro fez com que fundasse a fábrica Verrerie d’Alsace, a única que ainda hoje produz as famosas peças decorativas de cristal da marca. No Porto, os cristais de Lalique têm agora uma nova morada: a loja Toujours Maison, na Rua Trindade Coelho. Descobri-a por acaso ao passar os Lóios e detive-me deliciada a olhar as montras com peças nas quais de imediato reconheci as linhas de Lalique, perfeitamente enquadradas num espaço de requinte.

As formas geométricas tridimensionais do tecto e do balcão conferem modernidade a um espaço em que o branco predominante destaca as transparências e as cores dos cristais. A decoração é da autoria de Cristina Pinto, decoradora de interiores e proprietária da Toujours. Cristina apostou neste projecto por achar que o Porto carecia de um espaço com as marcas de prestígio de que mais gosta.

Serpente da Daum na Toujours Maison Porto

Além da Lalique, na Toujours encontrei as subtilíssimas velas Point A La Ligne, as peças contemporâneas de vidro soprado da artista checa Anna Torfs e ainda esculturas de vidro multicolor estilo Art Nouveau da Daum. A par das diáfanas Lalique, as esculturas da Daum são as que mais cativam. Há na loja uma fabulosa jarra serpente e outra formada por cavalos em tons azuis cambiantes às quais fiquei rendida ao primeiro olhar. Acompanham-na figuras femininas esguias e sinuosas e jarras âmbar-fogo com motivos vegetais. Cristina Pinto explicou-me que a extrema delicadeza das esculturas de vidro e de cristal da Daum se obtém pelo processo de pâte de verre (pasta de vidro), uma técnica em que as partículas de vidro partido são colocadas numa forma refractária e posteriormente fundidas num forno, dando assim origem às belíssimas peças de cristal que celebrizaram a Daum.

Seja pela Lalique, pela Daum ou por Anna Torfs, a Toujours merece uma visita atenta, sobretudo por parte de quem procura uma peça decorativa de valor intemporal.

#‎VeraDantas‬ ‪#‎PortoEnvolto‬ ‪#‎Lalique‬ ‪#‎Daum‬ ‪#‎Lifestyle‬

Toujours Maison

Rua Trindade Coelho, 26, 4050-618 Porto

Tel.: 22 323 83 02 / 91 708 51 21

Horário de Funcionamento:

Seg. 15-19:30 H

Ter. a Sex. 10-13:00 e 15-19:30

Sáb. 10-13:00 e 15-19:00