Vera Dantas IVDP Sala de Provas

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), situado junto ao Palácio da Bolsa, no Porto, é uma porta de entrada para o mundo dos vinhos da Região Demarcada do Douro.

Além de ser um instituto público – caso único de gestão pública de uma região vitivinícola no país, por razões de importância histórica – com sede na Régua, o IVDP no Porto permite aos visitantes conhecerem, em visita guiada, as etapas que os Vinhos do Porto e do Douro têm de percorrer para conseguirem a sua certificação, serem rotulados e finalmente comercializados.

O périplo dos vinhos começa quando as amostras, em garrafas, entram no gabinete, são registadas e cobertas com uma manga preta para permitir a realização de provas cegas. É então feita uma análise sensorial e outra laboratorial, cujo resultado conjunto determina a classificação do vinho para efeitos de certificação.

IVDP Laboratorio Garrafas com manga preta

Para a análise sensorial, o IVDP conta com 13 provadores permanentes. Trabalham na Câmara de Provadores  e avaliam a limpidez, a côr, o aroma, o sabor e o defeito. No interior desta câmara o ar é inodorizado, a temperatura é controlada, a luz é semelhante à do dia e o silêncio  total. Os provadores são eles próprios também continuamente testados. Dos 20 vinhos do Porto que provam diariamente, 10% são repetições dos dias anteriores, para garantir que os resultados da avaliação são semelhantes. Garante-se deste modo a fiabilidade de prova. Anualmente, são provados mais de 5000 vinhos na dependência do Porto do IVDP.

No laboratório de análises o rigor é a palavra chave. As garrafas que lá entram, com o rótulo ou a identificação tapada e apenas numeradas, são testadas ao pormenor e os resultados são ainda alvo de ensaios internacionais de comparação em vários laboratórias, para além das 4 a 5 amostras que são testadas todos os meses no Instituto da Vinha e do Vinho. Aos vinhos velhos e aos vinhos do Porto com vinho antigo é inclusivé feita uma análise mineral para descartar hipóteses de contaminações decorrentes dos metais utilizados no seu fabrico, como me explicou a engenheira responsável pelas análises laboratoriais, Natália Mousa. Há mesmo um laboratório de cromatografia que testa todos os compostos voláteis e faz análises de resíduos de pesticidas – pelo que a segurança alimentar está garantida.

IVDP Laboratorio Visita Guiada

Também a aguardente é testada, num laboratório próprio com uma máquina especial para esse fim. A composição química e o potencial aromático da aguardente são cruciais para um Vinho do Porto de qualidade máxima, pelo que é fundamental a escolha criteriosa do tipo de aguardente a aplicar  o benefício deste vinho.

Só os vinhos que passam em todos os testes – sensoriais e laboratoriais – alcançam a almejada certificação pelo IVDP:  os vinhos do Douro com a Denominação de Origem “Douro” e os vinhos do Porto com a Denominação de Origem “Porto”.

Além desta parte que importa conhecer, o edifício oitocentista do IVDP no Porto, que fora construído para o Banco Comercial Português, tem um interesse arquitectónico e decorativo notáveis. No andar de cima, uma imponente biblioteca guarda, nas centenárias estantes originais,  a  maior colecção de livros sobre o Vinho do Porto. Ao lado, um auditório onde se realizam diversos eventos culturais e ainda uma pequena sala. Todo o edifício foi recuperado de modo a devolver aos estuques e às pinturas que decoram os tectos a beleza original. A grande grande escadaria de mármore que liga o piso térreo ao primeiro andar é iluminada por uma belíssima clarabóia colorida por vitrais. Coloridas uvas pretas e folhas quentes de Outono coroam assim a ligação deste espaço ao céu do Porto.

Ainda no piso térreo, será difícil resistir a uma passagem pela loja de venda de vinhos e pela sala de provas. E muito em breve o Instituto vai inaugurar um Centro Interpretativo em que será explicada a ligação do vinho ao seu território e o valor das denominações de origem da região vinhateira do Douro. Vai um Porto?

Instituto Português dos Vinhos do Douro e do Porto

Centro de Visitas e Loja de Vinhos do Douro e do Porto

Rua Ferreira Borges, 27 – 4050-253 Porto

Mais informações no site do IVDP