Visão geral da galeria de fotografia de arte YellowKorner no Porto

A Rua de Santa Catarina inaugura hoje a primeira galeria do Porto dedicada exclusivamente à fotografia artística contemporânea, a YellowKorner Porto. E com ela surge um objectivo ambicioso: a democratização da fotografia de autor, tornando-a mais acessível a coleccionadores e a amadores. E que todas as casas em Portugal possam ter uma fotografia Yellowkorner na parede.

A YK consideram que é preferível editar um maior número de cópias a um menor preço do que fazer uma edição muito limitada com um custo igualmente elevado. Deste modo todos podem ter uma fotografia de autor, numerada, de edição limitada, com certificado de autenticidade e produzida num excelente laboratório sob supervisão do seu autor.

Nascida em Paris em 2006, a marca tem já mais de 85 lojas e funciona em regime de franchising. Em Portugal, o caminho foi aberto por Sara Sousa, ex-bancária e licenciada em Matemática e Ciências da Computação e pelo marido, Miguel Sousa, com larga experiência de gestão, que ficou de imediato rendido pela loja YK de Paris, tendo decidido trazer o conceito para o nosso país.

Sara Sousa está optimista quanto à sua loja, pois há muitos portugueses que compram nas galerias YK no estrangeiro e também pelo site da empresa. A oferta é muito vasta e contempla não só fotógrafos conhecidos como novos talentos, com fotografias organizadas por oito temas, entre os quais “Retrato”, “Cinema”, “Música”, “Paisagem” e “Moda”. As estantes e paredes da galeria estão repletas de fotografias de diversas dimensões e dos mais variados artistas. Da carteira de fotógrafos da YK, Sara gosta especialmente de Aurélien Villette, que fotografa a arquitectura em ruínas, do famoso casal Formento & Formento dedicado à fotografia de moda, mas também do jovem David de Rueda, que introduz sempre uma ruiva nas suas imagens em cenários abandonados.

A galeria que agora abre as suas portas quer ter impacto no Porto e valorizar a cidade, que afinal é também a cidade de Sara Sousa. A master franchising da YK Portugal quer convidar um artista mundialmente conhecido a fotografar o Porto e introduzir assim imagens da cidade em todas as lojas da cadeia, contribuindo para a internacionalização da invicta. Outro projecto consiste em organizar workshops e lições de fotografia na YK. E para isso Sara conta com a sua mão direita na loja de Santa Catarina, a fotógrafa Gabriela Ferreira. Lisboeta convertida ao Porto, Gabriela gosta de fotografar pessoas, do diálogo que se gera entre a sua objectiva e o olhar de quem fotografa. E por isso mesmo sente-se cativada pelas imagens da YK.

Hoje é dia de inauguração, excelente motivo para conhecer este espaço tentador. Depois, convém estar atento à agenda em Junho, altura em que acontece a visita do fotógrafo Serge Ramelli à galeria, para apresentar o seu trabalho e dar uma sessão de autógrafos.

Não há dúvida: é uma experiência de fotografia que nos espera na YK.

YellowKorner Porto

Rua de Santa Catarina, n.º 563/ 4000-454 Porto

Tel.: 223248777

Inauguração dia 16 de Abril, 19-21 H

Mais informações na página Facebook e no site da YellowKorner

#VeraDantas #Yellowkorner #YellowkornerPorto #Fotografia #PortoEnvolto