Camélia no Jardim de São Lázaro no Porto

Camélia no Jardim de São Lázaro no Porto

A camélia ou japoneira faz parte da identidade do Porto, do seu património natural e cultural. E é por isso que todos os anos a cidade a celebra com uma grande exposição. Este ano, a mostra das camélias  no Porto comemora 20 anos, tem lugar no Mosteiro de São Bento da Vitória a 7 e 8 de Março, e estende-se a vários locais da Invicta com diversas actividades, que não esquecem o público infantil, até dia 14.

Para além do concurso para eleger a Melhor Camélia e a Melhor Camélia de Origem Portuguesa e do já tradicional mercado da camélia, o Mosteiro acolhe workshops que ensinam a identificar e cultivar camélias, e oficinas para as crianças aprenderem a desenhar, recortar, pintar e personalizar postais com as múltiplas formas das camélias. Cá fora, haverá dança, novo circo, horas do conto, teatro de marionetas, leituras encenadas e concertos de música, tudo em homenagem à camélia.

No sábado e no domingo à tarde, Beniko Tanaka dá vida a um mágico teatro de sombras chinesas, na sala do Tribunal do Mosteiro, para contar a história da chegada das camélias ao Porto. Afinal, Porto e Gaia terão sido os primeiros locais da Europa a receber esta planta e a desenvolver o seu cultivo, que se expandiu depois para a Galiza. São as condições de solo e clima excelentes para as camélias que permitem a existência de 400 espécies de camélias exclusivamente portuguesas.

Para ilustrar esta história, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett exibe a mostra documental “Porto. Cidade das Camélias”, o Museu Nacional Soares dos Reis abre o seu jardim de camélias com uma exposição temática de pintura e o Museu Romântico, a Fundação José Rodrigues, a Casa do Infante e a Cooperativa Artística Árvore juntam-se em torno desta Semana da Camélia.

O programa contempla visitas guiadas às camélias do Jardim Botânico do Porto, do Parque de Serralves e do antigo Horto das Virtudes, onde o escritor Mário Cláudio recordará a história de José Marques Loureiro, prestigiado horticultor e colecionador de camélias, agraciado pela família Real e pelo Porto.

O desfecho desta semana perfumada tem lugar no varandim da Torre dos Clérigos, transformada em palco pela Ópera de Bolso que irá interpretar “La Traviata “, de Verdi, uma obra baseada no romance “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas.

XX Exposição de Camélias do Porto

Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória

Abertura às 14:30 H de Sábado, 7 de Março, com entrada livre

Semana da Camélia

Programa completo de actividades AQUI