Avenida-dos-Aliados-Porto

“We do love Lisbon, but Porto, Portugal’s second city, is going to be luring more visitors in 2015 (…)”, diz o jornal britânico The Guardian, que coloca a Invicta entre os 40 melhores destinos do mundo em 2015, com razões renovadas para serem visitados. No caso do Porto, a companhia easyJet lança voos directos das cidades inglesas de Bristol, Luton e Manchester a partir de Abril. Em Portugal o outro destino da lista é a ilha de S. Miguel, nos Açores, que a partir deste ano tem voos da Ryanair.

O jornal descreve o centro histórico do Porto, classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1996, como uma mistura pitoresca de igrejas medievais, ruas de paralelepípedos, bonitas praças, degraus íngremes e belos edifícios que se precipitam sobre o rio. Naturalmente, destaca o Vinho do Porto e não esquece o renascimento cultural que se tem vivido nos últimos anos com a abertura de restaurantes, lojas e galerias e a nova imagem de marca da cidade que quer valorizar a sua faceta juvenil e cosmopolita.

Nós já o sabíamos. Mas é bom ver que o nosso património e dinamismo é valorizado lá fora. Valorizemo-lo mais a partir de dentro…