IMG_3926

 

Quem, vindo do Atlântico, navegue em direcção ao Douro encontra uma irresistível paragem na margem Sul, para largar âncoras ou partir à descoberta do deslumbrante vale do Douro. O edifício de dois andares com estrutura de aço pintada em branco etéreo e entrecortada por janelas que espreitam como vitrais para a paisagem envolvente é a imagem de marca da Douro Marina de Gaia, que se orgulha de ser, mais do que um porto para os navegantes, um espaço de descontracção e lazer.

Inaugurada em 2012, esta é  maior marina entre a Galiza e Cascais,  com capacidade para 300 embarcações, dos quais 150 são já lugares de amarristas residentes, sobretudo do Norte do país. Todos os meses chegam navegantes de outras águas, na maioria europeus. E é um prazer passear nesta marina, situada junto ao bairro piscatório da Afurada.

A arquitectura, da autoria da firma Barbosa & Guimarães, pretende homenagear a tradição portuguesa de construção naval. O edifício rectangular alonga-se em frente às embarcações e comunica com o espaço envolvente através de uma série de colunas e formas abstractas que tocam o chão. O jogo de sombras e transparências absorve o azul do céu quando o dia nasce e o dourado do rio ao cair da noite. Este cenário oferece condições extraordinárias para exposições de arte, uma faceta recentemente inaugurada no piso superior com o projecto Doma, uma mostra colectiva de 16 artistas. No exterior, ao longo do paredão, uma série de esculturas em ferro guia-nos rio adentro num desdobrar de texturas e formas.

A marina é também casa da Douro Marina Sailing Academy, aberta a pessoas de todas as idades. O desporto encontra ainda lugar no Spasus, com spa e várias modalidades de treino desportivo. E não faltam esplanadas para tomar um refresco (Marina Café), ou desfrutar de uma refeição (Restaurante Victa) com vista para o Douro. Há ainda um quiosque, uma loja de produtos náuticos e uma amorosa loja com bicicletas originais  – a Bike Boutique Douro Marina – para comprar ou alugar e aproveitar o passeio na marginal do rio até à reserva natural do Estuário do Douro, pouco mais à frente e quase a chegar ao mar.

Ver mais em http://www.douromarina.com